Décio Machado amigo do físico Marcomêdes Rangel, que era um dos responsáveis pelo observatório Nacional.Décio revela ao amigo que gostaria de construir um Relógio Solar em São Gonçalo.
Com o desenho definido, Décio se dirige ao departamento de Engenharia da Prefeitura de São Gonçalo, tendo como objetivo conseguir autorização para construir o Relógio na Praça Pública, no qual todos pudessem admirar gratuitamente. Os Engenheiros e Arquitetos elogiaram a iniciativa, pediram uma semana para entregar a autorização. Extremamente feliz Décio volta para casa, sete dias depois retorna ao Departamento de Engenharia. Ao chegar é recebido com cafezinhos, seguidos de desculpas por não haver tempo de formalizar a autorização. Pacientemente Décio aceita a justificativa, retorna no prazo determinado pelo chefe do setor. Enfim, entre idas e vindas rolaram mais de Quatro Meses, a autorização não saiu. Em uma bela manhã, Décio promete a si mesmo que naquele dia resolveria o problema da construção do Relógio. Ele entra no Departamento de Engenharia, pede ao responsável a tão esperada autorização. Depois de ouvir mais uma desculpa, Décio sai pela mesma porta, se dirige a primeira loja de material de construção. Ali compra areia, aréola, pedra, tábua, vergalhão, cimento, e pede para entregar na Praça da Parada 40. Em seguida, caminha à marmoraria e adquire uma pedra branca de mármore para servir de mostrador do Relógio. Além disso, Décio contrata um pedreiro e dois ajudantes para executar a obra. Posteriormente lembra-se de um grande amigo, vai à casa do Escultor João Clávio Salari, solicita a confecção dos números do Relógio, o qual foi prontamente atendido.
Depois de tantos percalços o Relógio está pronto, Décio marca a e a hora da inauguração, convida uma Banda Marcial para abertura do evento, além de jornalistas, radialistas, escolas, movimentos culturais e a comunidade para participar do grande acontecimento. Nesse dia a cidade para, os comentários positivos surgiam em todas as direções. Por fim, em setembro de 1990, foi inaugurado “O RELÓGIO DE SOL DE SÃO GONÇALO”, ÚNICO VERTICAL AO AR LIVRE DE DUAS FACES DO PLANETA, sem autorização do Poder Público, pois se estivesse esperado a feitura dessa documentação, esse Relógio jamais sairia do papel.
Décio Machado
. Nascido em 1959
. Cursou Administração de
Empresa na Universidade
Federal Fluminense (UFF)
. Criador do Relógio de Sol
. Criador do Relógio de Sol
de São Gonçalo
( ÚNICO VERTICAL DE DUAS FACES DO PLANETA)
. PRESIDENTE
. PRESIDENTE
DA
ACADEMIA GONÇALENSE
DE
LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS.
Toda a idéia do relógio solar surgiu da homenagem que Décio gostaria de fazer ao aniversário do Projeto Cultural “NÓS TEMOS A FORÇA” .
Toda a idéia do relógio solar surgiu da homenagem que Décio gostaria de fazer ao aniversário do Projeto Cultural “NÓS TEMOS A FORÇA” .
Foi inaugurado em Setembro de 1990 em homenagem ao centenário da emancipação do município que ocorreu em 22 de setembro de 1890.
Localização: Praça Ayrton Senna, próximo à Rua Dr. Francisco Portela, 2.280 -Parada 40, São Gonçalo
Com determinação e força de vontade Décio ergueu em nosso Município o único relógio vertical com duas faces do mundo e como mais um Patrimônio de nosso Município não é falado e muito menos divulgado por nossos governantes.
Retirado do site: http://portaldeciomachado.com.br/2018/08/23/decio-machado-e-o-relogio-de-sol-de-sao-goncalo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário