segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Relógio do Sol de São Gonçalo

 Único relógio de sol vertical, com duas faces, do mundo.
Décio Machado amigo do físico Marcomêdes Rangel, que era um dos responsáveis pelo observatório Nacional.Décio revela ao amigo que gostaria de construir um Relógio Solar em São Gonçalo.

Com o desenho definido, Décio se dirige ao departamento de Engenharia da Prefeitura de São Gonçalo, tendo como objetivo conseguir autorização para construir o Relógio na Praça Pública, no qual todos pudessem admirar gratuitamente. Os Engenheiros e Arquitetos elogiaram a iniciativa, pediram uma semana para entregar a autorização. Extremamente feliz Décio volta para casa, sete dias depois retorna ao Departamento de Engenharia. Ao chegar é recebido com cafezinhos, seguidos de desculpas por não haver tempo de formalizar a autorização. Pacientemente Décio aceita a justificativa, retorna no prazo determinado pelo chefe do setor. Enfim, entre idas e vindas rolaram mais de Quatro Meses, a autorização não saiu. Em uma bela manhã, Décio promete a si mesmo que naquele dia resolveria o problema da construção do Relógio. Ele entra no Departamento de Engenharia, pede ao responsável a tão esperada autorização. Depois de ouvir mais uma desculpa, Décio sai pela mesma porta, se dirige a primeira loja de material de construção. Ali compra areia, aréola, pedra, tábua, vergalhão, cimento, e pede para entregar na Praça da Parada 40. Em seguida, caminha à marmoraria e adquire uma pedra branca de mármore para servir de mostrador do Relógio. Além disso, Décio contrata um pedreiro e dois ajudantes para executar a obra. Posteriormente lembra-se de um grande amigo, vai à casa do Escultor João Clávio Salari, solicita a confecção dos números do Relógio, o qual foi prontamente atendido.
Depois de tantos percalços o Relógio está pronto, Décio marca a e a hora da inauguração, convida uma Banda Marcial para abertura do evento, além de jornalistas, radialistas, escolas, movimentos culturais e a comunidade para participar do grande acontecimento. Nesse dia a cidade para, os comentários positivos surgiam em todas as direções. Por fim, em setembro de 1990, foi inaugurado “O RELÓGIO DE SOL DE SÃO GONÇALO”, ÚNICO VERTICAL AO AR LIVRE DE DUAS FACES DO PLANETA, sem autorização do Poder Público, pois se estivesse esperado a feitura dessa documentação, esse Relógio jamais sairia do papel.

                                                          Décio Machado
                                                       . Nascido em 1959
                                               . Cursou Administração de 
                                                 Empresa na Universidade 
                                                 Federal Fluminense (UFF)
                                                 . Criador do Relógio de Sol
                                                            de São Gonçalo 
                             ( ÚNICO VERTICAL DE DUAS FACES DO PLANETA)
                                                          . PRESIDENTE 
                                                                   DA 
                                              ACADEMIA GONÇALENSE 
                                                                 DE 
                                                 LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS.


Toda a idéia do relógio solar surgiu da homenagem que Décio gostaria de fazer ao aniversário do Projeto Cultural “NÓS TEMOS A FORÇA” .
Foi inaugurado em Setembro de 1990 em homenagem ao centenário da emancipação do município que ocorreu em 22 de setembro de 1890.

Localização: Praça Ayrton Senna, próximo à Rua Dr. Francisco Portela, 2.280 -Parada 40, São Gonçalo
Com determinação e força de vontade Décio ergueu em nosso Município o único relógio vertical com duas faces do mundo e como mais um Patrimônio de nosso Município não é falado e muito menos divulgado por nossos governantes.

Retirado do site: http://portaldeciomachado.com.br/2018/08/23/decio-machado-e-o-relogio-de-sol-de-sao-goncalo/

domingo, 23 de setembro de 2018

São Gonçalo,128anos,#PagaOsPisosNanci!!



Ontem o nosso Município fez 128 anos de idade com protestos por valorização salarial necessária que os professores de nosso município querem e não é por menos,pois nosso município é onde os professores são menos valorizados em questões salariais e sem ajudas de custo em muitos momentos, alguns tem de tirar do próprio bolso para ir e vir para suas escolas,por amor a profissão.
Mas infelizmente não é só de amor que vive uma despensa e a greve veio , com apoio de todos os âmbitos do município,exceto da prefeitura (pois na visão deles tudo está um mar de rosas, só que para eles), Profissionais da educação de São Gonçalo recebem o menor piso salarial e as propostas dadas pela prefeitura não coincidem ou dão ânimo aos professores para voltarem para as salas de aulas.
Os professores passam por maus bocados para tentar ensinar aos nossos jovens algo de bom para seus futuros e são rechaçados e tratados como se o erro fosse deles em fazer uma greve por um ideal ,por valorização e acima de tudo por respeito!!
Ontem São Gonçalo comemorou 128 anos com uma neblina de vergonha em relação a tudo que vem sido deixado de ser feito por nosso município e por promessas falsas e desculpas que culpabilizam a gestão anterior sempre!
Temos que ter memória e não sermos eleitores com memória seletiva e cairmos nas falácias desses candidatos que prometem o mundo e na hora de atuar em prol da comunidade , não atuam e simplesmente se escondem atrás de seus cargos na prefeitura.
A Greve dos profissionais da educação de São Gonçalo é legítima e todos nós que pudermos apoiar e levantar a bandeira com cada um deles ,devemos fazer!!pois nosso município está a anos a mercê de politicagens que prometem,prometem e nada o fazem.


"Para Mudarmos o mundo,temos que começar mudando a nós mesmos".

Parabéns São Gonçalo pelos 128 anos e Parabéns maior a categoria de profissionais da educação que estão lutando pelo direito que é deles.


Que os tempos de abandono em todos os setores de nosso Município sejam extirpados das entranhas de nossas sociedade.



*VIDEO RETIRADO DE MATÉRIA EXIBIDA NO JORNALÍSTICO #SBTRIO

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Brinquedo Assassino Remake

Após 7 filmes da franquia Brinquedo Assassino que teve seus altos e baixos, chegando ao último (O culto de Chucky,lançado direto em DVD e Blu-ray) , agora estamos no tão fadado "Remake" do nosso icônico Boneco psicopata mais conhecido como Chucky.
 A MGM produziu apenas o primeiro filme lançado em 1988. A Universal Pictures lançou as sequências e possuem os direitos do personagem CHUCKY. Esse remake da MGM não têm ligação alguma ao canon dos filmes e nem a série de TV que será lançada futuramente.
Sim a série!!pois a Universal Pictures pretende seguir os eventos após o Culto de Chucky em um seriado televisivo.

Ou seja , agora teremos duas franquias do nosso Brinquedo assassino,uma na tv ligada diretamente aos filmes e outra para os cinemas reescrevendo toda a história do nosso bom e velho chucky.

Segue abaixo a imagem postada no Instagram do diretor Lars Klevberg (o post foi removido) essa imagem do que parece ser o script do filme junto com uma faca, com a seguinte legenda: 

Semana 1. Vamos brincar. #brinquedoassassino #vamosbrincar #legado #respeito #honrado

Aguardemos agora mais notícias do Remake e com certeza já, já a Universal lançará alguma novidade referente a série.

Ou seja fãs do Boneco mais sarcástico e psicopata  dos cinemas e futuramente da TV, fiquem felizes pois teremos overdose de Chucky.

Frida Kahlo e suas peculiaridades

A pintora mexicana Frida Kahlo inspirou a humanidade não somente com suas obras, mas também por sua história de vida.

Trajetória
Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón teve uma vida marcada por grandes sofrimentos, como apoliomielite na infância e um acidente de ônibus na juventude que a deixou entre a vida e a morte, necessitando de 35 cirurgias. Começou a fazer autorretratos durante a recuperação, chamando a atenção de Diego Rivera, pintor com quem se casou. Com a saúde comprometida, sofreu três abortos e encarou as traições do marido.
Apaixonou-se pelo comunista León Trotski, e assumiu ser bissexual. Suas pinturas, a maioria de si mesma, foram enquadradas como surrealistas, ao passo em que Frida alegava apenas retratar sua dolorosa realidade. Faleceu com suspeitas de embolia pulmonar, embora seja cogitado suicídio.

Legado

O visual com flores na cabeça e as sobrancelhas são referências na cultura pop. Além disso, suas obras a colocam entre os grandes pintores do século 20, sendo uma das poucas representantes femininas.
matéria retirada do site:https://www.altoastral.com.br/conheca-historia-frida-khalo/
estamos na penúltima semana de apresentação do elogiado espetáculo Frida kahlo Deusa Tehuana
https://odia.ig.com.br/dmulher/2018/08/5563478-espetaculo-frida-kahlo--a-deusa-tehuana-volta-ao-rio.html

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Vida

Há momentos em nossa vida que questionamos o porquê da existência?! O porque de estarmos aqui?! Nessa época!! Nesse momento!? Nesse local?! Questionamos as pessoas que conhecemos , a vida que nós vivemos, as Ilusões que nós criamos, os amores, os desamores, os Apegos, e também os desapegos. Ficamos inertes em Memórias de momentos que não sabemos o porquê nos afetaram de tal maneira que passamos por altos e baixos entramos em buracos, saímos de buracos e também nos erguemos fortes! Há momentos que caímos na dor e na tristeza, há aqueles momentos que sorrimos ao ver o brilho do sol e o momento em que choramos ao ver que não há estrela alguma no céu! Há aqueles momentos que gargalhamos sem motivo aparente e também choramos pelo mesmo, a vida é uma coletânea de momentos momentos bons, momentos ruins, escolhas boas, escolhas ruins. Que tudo somado, calculado e inimaginável nos faz ver o quão maravilhoso é a oportunidade de estarmos aqui ou pela primeira vez, ou novamente, ou pela última vez, ou até quem sabe estarmos aqui eternamente...

O jeitinho Brasileiro de ser...

Estamos em tempos difíceis e lutando para encontrar a tão almejada luz no final do túnel, que infelizmente anda mais e mais escuro,apertado e distante.
Colocamos nossas esperanças nas promessas que se analisarmos nos são conhecidas a anos.
Mas como a esperança é a última a morrer né?! continuamos acreditando nela.
Sendo que para encontrarmos a tão almejada luz no final do apertado e minúsculo túnel ,devemos nos modificar no interior e nos libertarmos do tão famoso jeitinho brasileiro de ser.
Não sou só eu e muito menos você que passamos por momentos que testaram as nossas raízes que são bem fortes e em muitos momentos incalculadas .
A malandragem e o ar facilitador que vem de décadas no nosso DNA deve ser combatido para nosso futuro ter uma chance e o túnel voltar a reluzir mas não só para um ou dois de nós, mas sim para todos! Merecemos uma mudança interna e externa ,causando assim um holocausto de bonança para todos nós que somos um povo Guerreiro,Batalhador e que merecemos muito mais do que estamos recebendo nesses anos de luta insesante .
A mudança só virá de nós mesmos.
E
Comecemos logo ela pois senão será tarde demais.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

E o Teatro Municipal de São Gonçalo?!Quando abrirá as portas?!

São Gonçalo ganha Teatro Municipal

Instalação para 256 pessoas está pronta, mas data de abertura ainda será definida.


A parte interna do teatro, que recebeu o nome de Carequinha THIAGO LOUZA / DIVULGAÇÃO/THIAGO LOUZA

São Gonçalo, finalmente, vai ganhar um Teatro Municipal, desejo antigo de artistas locais e do público da cidade apaixonado por cultura. O nome escolhido para o espaço é o de George Savalla Gomes, o Palhaço Carequinha, que viveu declarando o seu amor incondicional à terra do santo violeiro, apesar de ter nascido em Rio Bonito.


O novo equipamento, situado no Centro, deve ser aberto ao público ainda no início deste ano. A data da inauguração e a programação de estreia serão definidas pelo prefeito José Luiz Nanci, recém-empossado.
Na última semana de 2016, a família de Carequinha esteve no local e conheceu a estrutura do primeiro empreendimento cultural construído em São Gonçalo, após 126 anos de emancipação.
— Estamos muito felizes e emocionados pela homenagem ao nosso eterno Carequinha. Meu avô sempre foi um grande divulgador da cidade e era um homem que amava essa gente. Temos certeza de que a comunidade artística vai se identificar bastante com o nome do teatro — conclui Sylvia Savalla.

Além do amplo palco, o espaço conta com mezanino, camarins e 256 lugares. Tem ainda bilheteria, cafeteria avarandada, quatro banheiros (dois masculinos e dois femininos), um banheiro com acessibilidade e um fraldário.
LOCAL DE ENSAIO DA ORQUESTRA
De acordo com o ex-prefeito Neilton Mulim, a obra é um marco na história do município e sinaliza um novo ciclo para a atividade artística da região.
— Após 126 anos de emancipação, a nossa cidade ganha o seu primeiro teatro. Um local grandioso que será muito bem utilizado pelos artistas e pela população — afirmou.
Construído por meio de uma parceria firmada entre a prefeitura de São Gonçalo e o Banco Itaú, o Teatro Carequinha também conta com uma sala para ensaio da Orquestra Municipal, uma copa, uma sala para administração, uma área para exposições, quatro vestiários e uma área de manutenção.
Matéria retirada do site ; https://oglobo.globo.com/rio/bairros/sao-goncalo-ganha-teatro-municipal-20733862


Como todo nosso Patrimônio está abandonado, também possuímos infelizmente um Elefante Branco no meio de nossa cidade, elefante esse que poderia estar trazendo mais cultura,mais informação e muito mais divertimento para os moradores de nosso município.
Mas como estamos vendo Cultura não tem sido o foco de nossos Governantes a alguns anos.
Esperemos que um dia nosso município possa ter seu Teatro inaugurado e que ali nossos jovens,adultos e idosos possam ter seu divertimento com peças,ballet e apresentações sem a necessidade de ir para outro município para terem acesso aos mesmos.

Fazenda Santa Edwiges

Fazenda Santa Edwiges

    Construída em 1687, a fazenda possui a Capela de São José, com trilhas, cavalgadas e doces caseiros. A Fazenda de Santa Edwiges é a mais bem preservada de São Gonçalo.
     Localizada em Santa Izabel, representa o período colonial brasileiro. O espaço físico total é de 2 mil hectares e, atualmente, é destaque em tecnologia de inseminação artificial de embriões bovinos.
     Há indícios de que a sua edificação aconteceu nos anos de 1940 e sua reforma, quatro décadas depois. Esta última intervenção deu forma à atual casa, que tem várias suítes, salas, varandas, além de piscina, salão de festas, quadra poliesportiva, jardins e lagos.




A pecuária (do latim PECUS, em português "gado") define-se como a atividade de criação de determinados rebanhos com fins exploratórios. Acredita-se que tenha se iniciado no período Neolítico, há 15 mil anos, sendo uma das mais antigas atividades humanas. O leite ocupa a segunda posição no conjunto de alimentos de origem animal, crescendo a importância de sua produção em função do grande desenvolvimento da tecnologia industrial e da expansão do consumo de laticínios. Foi exatamente com tais motivações teóricas que nos dirigimos com o curso Conhecendo São Gonçalo à Fazenda Santa Edwiges, em Santa Izabel, e lá carinhosamente recebidos pelo vereador Zeca do Tecido, passamos a testemunhar o que pode fazer a tecnologia numa cidade grande geograficamente e com poder econômico forte para ser ignorado. 
Tal como e flor drummondiana que furou o asfalto, a área verde da Fazenda vem resistindo ao asfalto, à pressa e à poluição. É impossível, numa primeira impressão não render-se aos encantos da paisagem e até da belíssima arquitetura neocolonial do imóvel, imperdível admirar o conjunto ali instalado, uma aula de geografia aliada a biologia pode ser a sugestão ainda mais enriquecedora. 
Mas, contatamos que afinal estamos ali para saber mais e até do que muitos desconhecem sobre São Gonçalo, ficamos todos ávidos por saber da Central de Transferência de Embriões, nascida na tentativa de desenvolver, em parceria com criadores e pecuaristas de todas as raças do país, um trabalho de alto nível genético e tecnológico, transformando os índices de nossa pecuária. 
Encaminhando a experiência adquirida como criador da raça NELORE, a Santa Edwiges reuniu um plantel de doadores que está, com certeza, entre os mais importantes do Brasil e que foram adquiridas nas melhores origens. A Central é comandada pelo veterinário Dr. Francisco Mendes e assistida 24 horas por dia por uma equipe de veterinários chefiados pelo Dr. Francisco Costa e outros profissionais altamente qualificados e treinados para conseguir índices elevados de prenhez, mediante ao processo intra-uterino. As doadoras e receptoras passam por rigorosos e exaustivos testes de controle sanitário, antes de fazerem parte da Central, daí, tem o empresário Altineu Coutinho a certeza de que está pronto para colaborar com a difusão da tecnologia de ponta junto a criadores de todas as raças, através de um sistema inteligente de prestação de serviços e parceria de resultados. 


É pecuária de primeiro mundo mesmo, o que se vê em Santa Izabel, um raro caso de adequação entre a importância, a beleza e o uso que se faz da tecnologia, retrato surpreendente não só pela ousadia científica também pela plástica que possui o local. Certamente um artista ali tem pontos de vista inusitados e pode criar uma nova linguagem visual, tamanha a riqueza do conjunto. São Gonçalo, uma cidade de país emergente, está mesmo de parabéns por tal espaço pecuário leiteiro que possui. Aliás íamos esquecendo de destacar a qualidade do Leite "A" Santa Izabel aprovado com excelência pelo grupo que degustou. Quanto a você leitor, vá lá, capacite-se na mais profícua constatação da realidade rural brasileira.



                                                  CONHEÇAM AS INSTALAÇÕES DA FAZENDA:



                                                  Equipamento de Primeiro Mundo, aqui sai o Leite


                                                  Recipientes usados para controle de temperatura


                                                                       Empacotadora 


                                                                 Sala de troféis da Fazenda com a foto da vaca famosa
                                                              Vaca Helen, conhecida internacionalmente pela sua produção







Aqui mais um caso do exemplo do que temos em nosso Município mas infelizmente não nos aprofundamos ou nem ao menos sabemos da existência,infelizmente assim com o passar dos anos a nossa História vai se perder ao ponto de não mais existir como A Fazenda Colubandê e muitos outros Patrimônios Culturais de nossa Cidade.

































Informações retiradas dos sites; https://www.revistanelore.com.br/santa-edwiges
http://www.cruiser.com.br/sg/sg24.html