A fibromialgia é uma síndrome que provoca dor crônica em todo o corpo, além de sintomas como fadiga, distúrbios do sono e dificuldade de concentração. A causa exata da fibromialgia é desconhecida, mas acredita-se que seja uma alteração na forma como o cérebro processa os sinais de dor.
As pessoas que sofrem de fibromialgia podem ter uma variedade de sintomas, incluindo:
- Dores generalizadas no corpo
- Fadiga extrema
- Dificuldade para dormir ou sono não reparador
- Problemas de cognição e memória (também conhecidos como "névoa cerebral")
- Sensibilidade ao toque ou à pressão
- Dores de cabeça
- Ansiedade e depressão
- Problemas digestivos
Não há cura para a fibromialgia, e o tratamento é geralmente focado no alívio dos sintomas. Isso pode incluir medicamentos, fisioterapia, terapia cognitivo-comportamental e outras abordagens terapêuticas.
A fibromialgia pode ser difícil de ser diagnosticada, pois seus sintomas são semelhantes a muitas outras condições. Portanto, o diagnóstico é baseado em uma análise cuidadosa dos sintomas da pessoa e na exclusão de outras potenciais causas de suas dores.
Normalmente, o diagnóstico de fibromialgia é feito por um médico especialista em reumatologia, mas um clínico geral, um neurologista ou um psiquiatra também podem fazer o diagnóstico.
Para diagnosticar a fibromialgia, o médico irá revisar os sintomas da pessoa e realizar um exame físico para procurar sinais físicos de dor em áreas específicas do corpo. Ele também pode realizar exames de sangue e outros testes para descartar outras condições que possam estar causando os sintomas.
A maioria das diretrizes médicas recomenda que uma pessoa seja diagnosticada com fibromialgia se ela tem dores generalizadas por pelo menos três meses, e dor em 11 ou mais de 18 pontos específicos nos tecidos moles do corpo.u
Nenhum comentário:
Postar um comentário