terça-feira, 29 de maio de 2018

Abordando as fases da animação Japonesa no Brasil

Ao abordarmos as fases da animação japonesa no Brasil teremos tambem que viajar para o começo da imigração japonesa em nosso país,especificamente no início do século XX no ano de 1908.
Já em 1917 estreou o primeiro abime aqui no Brasil conhecido como;
"Imokawa Mukozo"
(Que infelizmente não temos imagem)
No mesmo ano teríamos a estréia nos cinemas de "Nakamura Ga
tana"


Já nos anos 60 que a leva  de animes invadiu as telinhas,mesmo sendo difícil precisar qual foi o primeiro a ser exibido. Na leva inicial vieram Homem de açoOitavo HomemÁs do espaço, Zoran, O Garoto do Espaço, e outros.
Porém, o marco inicial, segundo estudiosos, é a exibição de National Kid em 1964. Logo depois, vieram: A Princesa e o CavaleiroSpeed RacerSuper Dínamo, Sawamu,O demolidor,ZillionO menino Bionico, Capitão Harlock e a nave ArcádiaHoney Honey e As aventuras do Pequeno Príncipe



Contudo nessa época os animes tinham um público bem restrito e teria uma grande caminhada para ter o seu boom oficial.

Já em janeiro de 1970  o então Ministro da Justiça da Ditadura Militar, Alfredo Buzaid, censurou todas as séries que tinham super-heróis voadores, através do decreto-lei 1077 de 26 de janeiro.

...E assim começa a era Manchete.

Já nos anos 80 chegamos a era de Ouro que ali se iniciaria com a saudosa Rede Manchete que nos agraciou com inúmeras produções que guardamos na memória e nos corações daqueles que amam animes e nesse ponto incluímos os Tokusatsus (nossos heróis mascarados e encapuzados)


De animes, ela nos trouxe na época Patrulha Estelar , O Pirata do Espaço , dentro do Programa Clube da Criança.
De 02 a 31 de Julho de 1988 ocorre o primeiro grande evento de anime, no Sesc Pompéia-SP, feito para comemorar a fundação da a ORCADE – ORganização Cultural de Animação e Desenho. Neste primeiro evento para fãs (na época, a palavra “otaku” ainda não era conhecida no país), aconteceram dezenas de exibições de anime e séries live-actions japonesas, com destaque para National Kid.

Na metade para o fim dos anos 80, as emissoras investiram mais em séries live action, como Jaspion, Jiraya e companhia. Neste período, que se estendeu até 1994, a animação japonesa se tornou escassa e pouco notada por aqui. Os animes que se destacaram nesta época foram As aventuras de Peter PanGuzulaHoney HoneyRobotech, Transformes-O filmeAkira, e Zillion, sendo estes 2 últimos os únicos grandes destaques da animação japonesa até o início de 1994. O anime Doraemon, grande sucesso no Japão, foi exibido na TV Manchete em 1992, com o nome de Doraemon: O Super Gato. Mas sem grande repercussão, ao contrário de seu país de origem.


Chegado o momento do primeiro "boom" dos animes no paísEditar

O "boom" dos animes no país começou em 1994, com Os Cavaleiros do Zodiaco com exibição simples: a empresa forneceria 52 episódios de um desenho japonês que havia feito sucesso no Japão no meio da década de 1980 e estava ganhando fãs na Europa. Em troca, a Rede Manchete ofereceria espaços publicitários para a exibição de propagandas dos brinquedos relacionados à série. Porém, tão logo estreou, o sucesso foi tão grande que a emissora foi obrigada a comprar os direitos da obra. Os Cavaleiros do Zodíaco foi responsável não só por elevar a audiência da emissora, como foram também os responsáveis por outro meio midiático que conquistou crianças, adolescentes, jovens e alguns adultos, as revistas voltadas para a divulgação de animês, cinema, HQ, mangás entre outros produtos direcionados ao mundo dos heróis. 


Durante os dois primeiros anos de exibição manteve uma audiência média na casa dos 8 pontos, garantindo o segundo lugar isolado de audiência nas suas duas exibições diárias, sendo, assim, o responsável pela repopularização da grade da emissora.
Com isso, a série virou referência, foi reprisada muitas vezes, rendeu muito merchandising e fez outras emissoras apostar em animes.Milhares de bonecos, máscaras, roupas, CDs, publicações, fitas de vídeo, importações e até produtos pirata dos Cavaleiros foram vendidos. Além disso, aproveitando esta febre, houve um aumento espantoso do número de animes produzidos para cinema e vídeo exibidos no país. Em julho de 1995, por exemplo, o mais longo dentre os quatro filmes da série, A Batalha de Abel, foi exibido em mais de 200 salas em todo o país.
Porém, "traumatizados" com a violência do anime, um grupo de pais e psicólogos ameaçaram acionar o Ministério da Justiça para boicotar a exibição do seriado no Brasil.Foi criada uma portaria que exigia que as emissoras cortassem cenas muito violentas e sensuais dos animes, além de terem que colocar "classificação indicativa". Por conta disso, animes e filmes assim só poderiam passar na íntegra, após 8 ou 9 da noite.
Mesmo com este imbróglio, de 1995 até 1999, a TV Manchete exibiu Super CampeõesShuratoSailor MoonSamurai Wariors e Yu Yu Hakusho.













Destes, apenas o último conseguiu manter a audiência. Apesar de ser um sucesso de audiência, figurando entre os 5 programas mais assistidos da TV Manchete, o anime fracassou na área comercial. E isso acabaria ajudando na falência do canal.
Outras emissoras abertas do país também buscaram a sua fatia nesse mercado das produções japonesas,mas aí deixaremos para a parte do próximo "Boom" que os animes tiveram em nosso país.

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